Nossa Senhora Web

Ousando nas formas de educar, algumas professoras da rede municipal de Novo Hamburgo inovaram. Aderiram, no mês de outubro, do ano passado, nas salas de aulas, a criação de “blogs”, com o intuito de trazer aos pequenos estudantes a nova (?) mídia. Aqui, temos mais um fato comprovado. A internet cria, dia-a-dia, suas raízes e fortalece seus laços entre todos os meios.

Pensando nessa capacidade oferecida pela web, na busca de novos adeptos, em todas as classes, devem-se refletir os assuntos, as pautas, o material, os conteúdos que são veiculados diariamente, por 24 horas. Abrindo uma página de internet qualquer, vemos o emaranhado gráfico, com cores, letras e uma grande disputa pela atenção. A publicidade mistura-se ao jornalismo, e vice versa. Podemos confiar na credibilidade de sites, que poluem nossa tela do computador com uma série de propagandas, muitas vezes apelativas, que estouram a paciência? Hora de rever os conceitos.

"Entra no meu blog aí. É www..."

"Entra no meu blog aí. É http://www..."

A importância desta mídia como amplificadora da vida social, como unidade de relação entre as sociedades, faz deste meio importantíssimo na questão de investimentos para o futuro, em vista dos crescentes índices de acessos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, 46% dos lares portugueses possuem acesso à Internet, e a maioria já dispõe de banda larga.

Com uma parcela razoável de pessoas navegando, cabe questionar o caminho que a web traçará. Temos celulares requintados, muitos ainda com alto valor para aquisição, que disponibilizam acesso aos principais canais televisivos, recheados com audiovisual; a televisão toma a linha digital e amplia sua massa, fornecendo melhor qualidade e opções para seus receptores. Agora a internet, para onde caminha?

Ela já subiu ao topo. Reuniu a escrita dos impressos, a sonorização do rádio e o audiovisual da televisão. Caracterizou-se como uma mídia completa. E completo precisará ser o comunicador, para atuar neste meio, repleto de novidades, não mais semanais, nem diárias, mas sim minuto a minuto.

dominou geral

dominou geral

Contudo, sinto falta de matérias mais completas. Sabemos que está não é a função da internet, temos aí os impressos que proporcionam um aprofundamento nos assuntos, mas qual é o empecilho da internet aprimorar-se? Objetividade cansa. Já basta esta correria que se tornou o novo século. É necessário conteúdos completos, enxutos, com visões diferentes, fontes complementares, criativas e que atraiam nossa atenção, mas sem deixar cair nas apelações sensacionalistas, por favor.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: